Moda Boho – Formas, cores e sensações.

Formas

A grande representação na moda em termos de formas,e a maior influenciadora no estilo boho ainda continua sendo os círculos e as formas geométricas pintadas na maneira étnica.

No círculo temos a mandala e os filtros de sonhos:

  1. Mandalas

    Significa círculo em palavra sânscrito. Também tem outros significados, como círculo mágico ou concentração da energia. Universalmente conhecida como o símbolo da integração e da harmonia. Durante muito tempo a mandala foi usada como expressão artística de várias religiões, através de suas pinturas rupestres em rituais de cura, artes indígenas e na arte sacra de vários séculos, representadas em vitrais em igrejas. Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais, que se manifestam na psicoterapia, interpretando as como símbolo da personalidade e no processo da individualização. Enfim, as mandalas na moda boho tem um significado muito parecido com a perfeição, afinal é um círculo perfeito onde tudo se encaixa, em todo o contorno de seus desenhos. Assim como Deus é perfeito em sua sabedoria e beleza. Nas tatuagens existem formas diferentes desenhadas com formas geométricas, flores e folhas, afinal a natureza sempre nos proporciona inspiração para tudo.

 

  1. Filtro dos sonhos

    Filtro dos sonhos, ou dreamcatcher é um amuleto da cultura índigena norte-americana, que teria o poder de purificar energias, separando os sonhos positivos dos negativos, além de trazer sabedoria e sorte para quem possuía um filtro. A tribo indígena Ojibwa habitavam a região dos grandes lagos da América do Norte, acreditavam que os filtros de sonhos traziam importantes mensagens do funcionamento da natureza, do universo e da vida.

    A tradição sugere que o filtro seja colocado aonde receba luz solar assim, tudo que é negativo que estava preso aos fios desenhados no filtro como se fosse teia, presos ali, com os raios do sol desapareceriam. Devido ao grande simbolismo dele, muitas pessoas tatuam em desenhos os filtros como forma de proteção. Para a cultura Xamâ, os filtros do sonhos servem para inspirar a criatividade, a imaginação e ajudar a transformar todos os sonhos e objetivos em realidade.

A geometria inspirando diferentes formas de artes:

As formas geométricas desenhadas em paredes de cavernas em roupas e acessórios indígenas, é o que mais representa o étnico em sua linguagem de cultura. Muitas estampas e acessórios boho se inspiram nos desenhos étnicos, nas peças de vestuário assim como na decoração de casa e na jardinagem. O étnico além de ser bem representado pelas diferentes tribos indígenas espalhadas pelo mundo afora, temos também grande representatividade na região da África, que também se classificam por tribos, mas com aspectos culturais diferenciados com muitas cores alegres.

Portanto use e abuse das estampas étnicas, sempre com algo mais básico. Tanto na decoração de casa como no modo único de se vestir de quem curte a moda boho.  

 

Leia também: Como usar o estilo Boho Chic

Cores

Todos sabemos que a moda boho vem com a busca da liberdade, do bem estar de se sentir em paz, da liberdade de expressão, da musicalidade da alma. Então as cores naturais representadas na natureza são o que mais agrada e que se destaca com mais ênfase nos tecidos tanto no vestuário como na decoração. Gosto muito dos tons terrosos combinando sempre com um off, ou em um look como um vestido em estampa liberty, com uma bota estilo cowntry de cor natural.

Mas levamos muito em consideração na hora de fazer uma coleção e o que a estação pede, ou o que a marca pantone nos oferece de cores e tendências. Mas sempre na cartela de cores procuramos os tons característicos da moda boho, branco em seus trabalhados na lese é muito marcante no verão, assim como um leque de cores entre o bege, o amarelo queimado e os alaranjados terrosos, os tons esverdeados que tanto lembram o fundo do mar como as folhas em tons de verde musgo, os tons azulados que lembram principalmente a cor da água do mar como o azul turquesa, representado nos acessórios com pedras desse tom, os vermelhos com seus tons variados como o vermelho rubi, ou o vermelho mais encontrado nos tons mais fechados como o bordô. Afinal a natureza serve e muito como fonte inspiradora para quem curte uma moda Folk, gipsy, ou boho.

Temos também grande influência das cores representadas na moda boho, em decorações de casa, nas tapeçarias, objetos como móveis, almofadas, cortinas, em colchas, enfim a influência do estilo boho de viver é muito caracterizado em tudo.

Leia também:O que é moda boho e como surgiu

Sensações

Falando em sensações no estilo de vida boho, não tem como deixar de falar em liberdade, a liberdade de sentir plena, em paz, de alma leve, é trazida muito inerente de quem escolhe esse estilo de viver. Buscando na natureza a paz e a tranquilidade que só quem gosta de estar com os pés descalços na grama ou sentir o cheiro da chuva, se sente. A simples sensação de abraçar uma árvore e sentir a energia que emana dela, a sensação de ver os primeiros raios solares e os últimos, a mágica transformação de uma lua minguante pra uma cheia. A sensação plena do desabrochar de uma flor, ou do nascer de uma plante depois da semente germinada. A clara demonstração de poder de Deus no nascimento de um pequeno ser até o maior deles como o elefante ou a baleia. Posso escrever o dia inteiro sobre a deliciosa sensação de bem estar que a natureza me traz. Ou a minha fonte de energia renovável a cada manhã no lindo amanhecer mesmo em uma selva de pedras. Aonde do meu quarto eu ouço o som dos cantos dos passarinhos, e a deliciosa companhia dos meus animais de estimação, que me acordam todo dia com carinhos e demonstração de afetos.

Não tem sensação melhor do que você se vestir e sentir-se liberta, sensação de bem estar, como quem vai ao shopping ou pode caminhar no parque da cidade. Pois bem é assim que a moda boho para mim representa, com suas formas cores e sensações.

Quer saber mais sobre a moda Boho? Acesse o site e veja os outros artigos sobre este estilo.

Espero que tenham gostado. Beijos da Dirce no coração, e até mais! 😉

E lembrando, com o cupom de desconto MODABOHO10 você ganha 10% de desconto em qualquer peça da nossa loja, e comprando acima de R$200 você evita de pagar frete, não é ótimo?

Dá uma olhada nisso aqui também

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *